quarta-feira, 18 de março de 2009

A Alegria de Aprender Brincando


Sejam todos bem vindos ao Blog da Alegria. Um blog feito pensando na maravilha que é possibilitar a aprendizagem através do lúdico e da brincadeira!



"... ensinar exige segurança, competência profissional e generosidade..."
(Paulo Freire)


Aprender exige curiosidade, estímulo, motivação, flexibilidade e principalmente a alegria e a esperança de que a construção do saber é possivel. Para isso, dependemos de professores dispostos a " ressignificar" práxis educativa construindo novas variedades didáticas a partir do lúdico, considerando em dar a criança não só uma soma de conhecimentos, mas ensiná-las a orientar-se independentemente.

Vídeo - Karaokê da Galinha Pintadinha -




Este vídeo e muitos outros estão disponíveis em: http://www.galinhapintadinha.com.br

quarta-feira, 11 de março de 2009

JOGO "CIRANDA DAS CORES"


Jogo "Ciranda das Cores"

São necessários seis participantes.
Cada participante representa uma cor. O primeiro participante joga o dado, a cor representada no dado deve ser eliminada colocando uma tampinha da mesma cor em seu boneco. Assim segue-se até que todos os bonecos de todas as cores sejam eliminados, exceto um, este será o ganhador.

Com este jogo, podemos desenvolver as cores, a competividade, sequencia do jogo e as diferenças raciais (considerando que cada boneco representa uma raça).

Vídeo - "Ciranda das Cores"

BRINCADEIRAS INFANTIS



Jakenpô

Descrição/Objetivo: simples jogo de sorte e azar, mas bastante divertido.
Grau de Dificuldade: Simples
N.º de crianças: apenas 2 crianças por vez. Se houver 3, uma espera e 2 jogam. Se houver 4,
formam-se 2 pares e assim sucessivamente.
N.º de adultos: neste jogo não há necessidade de adultos. É preciso apenas explicar o jogo às
crianças.
Requisitos: não existem
Regras/Funcionamento:
As duas crianças que vão jogar escondem a mão e o braço direito atrás das próprias costas.
Depois uma delas fala em voz alta a palavra mágica “Jakenpô”
Imediatamente após a palavra mágica as 2 crianças devem – ao mesmo tempo - mostrar cada
uma a sua mão direita. De acordo com a posição dos dedos da mão, esta poderá estar formando
uma das 3 “figuras” a seguir:
“Pedra” - quando a mão estiver totalmente fechada.
“Papel” - quando todos os dedos estiverem juntos, mas esticados e for visível a palma da mão.
“Tesoura” – quando apenas os dedos indicador e médio estiverem estendidos como se estivem-se
forma-se a letra V e assemelhando-se a uma tesoura.
Podem acontecer 2 coisas:
1) as duas crianças mostrarem a mesma figura (Pedra e Pedra, Papel e Papel ou Tesoura e
Tesoura). Neste caso houve empate e nova rodada se inicia sem vencedor.
2) as duas mostrarem figuras diferentes e assim existem 3 possibilidades:
Pedra x Papel: a criança que mostrou Papel vence pois o Papel embrulha a Pedra
Pedra x Tesoura: a criança que mostrou Pedra vence pois a Pedra quebra a Tesoura
Tesoura x Papel: a criança que mostrou Tesoura vence pois a Tesoura corta o Papel
Desta forma, existem 3 figuras possíveis, e com qualquer delas pode-se empatar, vencer ou
perder.
Várias rodadas se sucedem sempre gerando empate ou vitória para uma das crianças.
Se houver mais de duas crianças, estipula-se um n.º de rodadas até que uma delas seja
substituída por aquela que estava esperando.
Como este jogo é um passatempo não existem propriamente “vencedores”.

Caí-no-Poço
(beijo-abraço-aperto-de-mão, pó-rouge-batom)


Meninos e meninas escolhem em separado uma fruta, escondido de quem
foi escolhido para cair no poço. Ele terá de adivinhar a fruta no final. O
menino que caiu no poço começa a brincadeira, e uma menina responde,
assim:
Menino: - Ai ! Ai !
Menina: - O que foi ?
Menino: - Caí no poço.
Menina: - A água bateu onde ?
Menino: - Pelo pescoço.
Menina: - O que se tira disso ?
Menino: - Um aperto de mão e um beijo (ou qualquer coisa que ele
escolher).
Menina: - Qual é a fruta ?
Aí, quem "caiu no poço" responde. Se ele acertar a fruta, ganha da
menina o que ele tinha pedido. Se não, sai da brincadeira, e outro menino
entra no seu lugar.

Amarelinha (academia, escada, macaca, sapata)

Primeiro desenhe no chão um diagrama como este aí àcima. Quem for
jogar fica no inferno e lança uma pedra, mirando no número 1. Se acertar,
pula num pé só no número 2 e depois no 3. Em seguida, pula colocando
um pé no número 4 e outro no 5 (as asas). Pula de novo com um pé só no
número 6 (o pescoço) e pisa com os dois pés no céu (que também é
chamada de lua).
Para voltar, faz a mesma coisa, abaixando um pouco no número 2 para
pegar a pedra que ficou no número 1, pulando depois para o inferno.
Começa tudo de novo, só que dessa vez, tem de mirar a pedra no número
2 e pular num pé só direto no número 3. E assim vai a brincadeira, até
que o jogador erre e passe a vez para o próximo companheiro. Quem sai
do jogo, quando volta, começa de onde errou.
Você também pode jogar amarelinha sozinho. Quando errar, recomece do
número 1.

Desenvolvendo a fantasia através de painéis

A aprendizagem da criança ocorre num contexto de brincadeiras e trabalho, qundo a criança se envolve intensamente nas atividades que vivencia, através do contato com os materias diversos e nas relações que estabelece com os outros (crianças e adultos). É desse modo uma aprendizagem ativa, que ocorre na experiência da criança e não através de aula sobre passoas, lugares ou fatos distantes da realidade em que vive.

PAINEL DO CALENDÁRIO



Através deste calendário, além de trabalharmos com os dias e meses, podemos trabalhor o clima, as estações, as cores, os números...

PAINEL PARA REFEITÓRIO



Para tornar a hora do lanche um momento de descontração e prazeroso, podemos utilizar a Casa da Moranguinho. Partindo deste painel podemos trabalhar uma alimentação saudável através do insentivo às frutas e legumes.

PAINEL "SHEREK"



O painel envolvendo personagens animados do filme "Sherek" por exemplo, pode ser trabalhado o filme, a interpretação, a dramatização, a reprodução, os diferentes habitates, as diferenças físicas dos personagens, a fantasia...

Sherek


Fiona


Burro


PAINEL "JOÃO E MARIA"



Este painel foi introduzido na sala de leitura com o intuito de explorar os personagens das histórias infantis bem como suas letras, sons, cores...

segunda-feira, 9 de março de 2009

Cantigas de Roda



Através de cantigas podemos representar, dramatizar, motivar, incentivar, introduzir e reforçar a aprendizagem de cores, números, letras, sinônimos, antônimos e demais significados das palavras, bem como desenvolver a organização e estruturação espaço-temporal na criança.

CIRANDINHA

CIRANDA, CIRANDINHA,
VAMOS TODOS CIRANDAR,
VAMOS DAR A MEIA VOLTA,
VOLTA E MEIA VAMOS DAR.
O ANEL QUE TU ME DESTE,
ERA VIDRO E SE QUEBROU,
O AMOR QUE TU ME TINHAS,
ERA POUCO E SE ACABOU.
POR ISSO MENINA AGORA
ENTRE DENTRO DESSA RODA,
DIGA UM VERSO BEM BONITO,
DIGA ADEUS E VÁ EMBORA.

O CRAVO E A ROSA

O CRAVO BRIGOU COM A ROSA
DEBAIXO DE UMA SACADA
O CRAVO SAIU FERIDO
E A ROSA DESPEDAÇADA.
O CRAVO FICOU DOENTE
A ROSA FOI VISITAR
O CRAVO TEVE UM DESMAIO
E A ROSA PÔS-SE A CHORAR.

SEU LOBO

Vamos passear no bosque
Enquanto seu lobo vem
Seu lobo está em casa?
Tá...
O que está fazendo?
Estou tomando acordando...
Vamos passear no bosque
Enquanto seu lobo vem
Seu lobo está em casa?
Tá...
O que está fazendo?
Estou escovando os dentes...
Vamos passear no bosque
Enquanto seu lobo vem
Seu lobo está em casa?
Tá...
O que está fazendo?
Estou tomando banho...
Vamos passear no bosque
Enquanto seu lobo vem
Seu lobo está em casa?
Tá...
O que está fazendo?
Estou botando a roupa...
Vamos passear no bosque
Enquanto seu lobo vem
Seu lobo está em casa?
Tá...
O que está fazendo?
Estou colocando os sapatos
Vamos passear no bosque
Enquanto seu lobo vem
Seu lobo está em casa?
Tá...
O que está fazendo?
Estou vestindo o casaco...
Vamos passear no bosque
Enquanto seu lobo vem
Seu lobo está em casa?
Tá...
O que está fazendo?
Estou botando a gravata.
Vamos passear no bosque
Enquanto seu lobo vem
Seu lobo está em casa?
Tá...
O que está fazendo?
Estou penteando o cabelo.
Vamos passear no bosque
Enquanto seu lobo vem
Seu lobo está em casa?
Tá...
O que está fazendo?
Está abrindo a porta...

(Na brincadeira, é nesse momento que as crianças saem correndo e o lobo corre atrás, até pegar uma,que será o lobo na vez seguinte.)


SAMBA LÊLÊ
SAMBA LÊ LÊ ESTÁ DOENTE
ESTÁ COM A CABEÇA QUEBRADA
SAMBA LÊ LÊ PRECISAVA
DE UMAS BOAS LAMBADAS.
SAMBA, SAMBA, SAMBA LÊ, LÊ
PISA NA BARRA DA SAIA LÁ, LÁ
OH! MORENA BONITA
ONDE É QUE VOCÊ MORA
MORO NA RUA DA PRAIA
DIGO ADEUS E VOU EMBORA.
SAMBA, SAMBA, SAMBA LÊ, LÊ
PISA NA BARRA DA SAIA LÁ,LÁ