quarta-feira, 11 de março de 2009

BRINCADEIRAS INFANTIS



Jakenpô

Descrição/Objetivo: simples jogo de sorte e azar, mas bastante divertido.
Grau de Dificuldade: Simples
N.º de crianças: apenas 2 crianças por vez. Se houver 3, uma espera e 2 jogam. Se houver 4,
formam-se 2 pares e assim sucessivamente.
N.º de adultos: neste jogo não há necessidade de adultos. É preciso apenas explicar o jogo às
crianças.
Requisitos: não existem
Regras/Funcionamento:
As duas crianças que vão jogar escondem a mão e o braço direito atrás das próprias costas.
Depois uma delas fala em voz alta a palavra mágica “Jakenpô”
Imediatamente após a palavra mágica as 2 crianças devem – ao mesmo tempo - mostrar cada
uma a sua mão direita. De acordo com a posição dos dedos da mão, esta poderá estar formando
uma das 3 “figuras” a seguir:
“Pedra” - quando a mão estiver totalmente fechada.
“Papel” - quando todos os dedos estiverem juntos, mas esticados e for visível a palma da mão.
“Tesoura” – quando apenas os dedos indicador e médio estiverem estendidos como se estivem-se
forma-se a letra V e assemelhando-se a uma tesoura.
Podem acontecer 2 coisas:
1) as duas crianças mostrarem a mesma figura (Pedra e Pedra, Papel e Papel ou Tesoura e
Tesoura). Neste caso houve empate e nova rodada se inicia sem vencedor.
2) as duas mostrarem figuras diferentes e assim existem 3 possibilidades:
Pedra x Papel: a criança que mostrou Papel vence pois o Papel embrulha a Pedra
Pedra x Tesoura: a criança que mostrou Pedra vence pois a Pedra quebra a Tesoura
Tesoura x Papel: a criança que mostrou Tesoura vence pois a Tesoura corta o Papel
Desta forma, existem 3 figuras possíveis, e com qualquer delas pode-se empatar, vencer ou
perder.
Várias rodadas se sucedem sempre gerando empate ou vitória para uma das crianças.
Se houver mais de duas crianças, estipula-se um n.º de rodadas até que uma delas seja
substituída por aquela que estava esperando.
Como este jogo é um passatempo não existem propriamente “vencedores”.

Caí-no-Poço
(beijo-abraço-aperto-de-mão, pó-rouge-batom)


Meninos e meninas escolhem em separado uma fruta, escondido de quem
foi escolhido para cair no poço. Ele terá de adivinhar a fruta no final. O
menino que caiu no poço começa a brincadeira, e uma menina responde,
assim:
Menino: - Ai ! Ai !
Menina: - O que foi ?
Menino: - Caí no poço.
Menina: - A água bateu onde ?
Menino: - Pelo pescoço.
Menina: - O que se tira disso ?
Menino: - Um aperto de mão e um beijo (ou qualquer coisa que ele
escolher).
Menina: - Qual é a fruta ?
Aí, quem "caiu no poço" responde. Se ele acertar a fruta, ganha da
menina o que ele tinha pedido. Se não, sai da brincadeira, e outro menino
entra no seu lugar.

Amarelinha (academia, escada, macaca, sapata)

Primeiro desenhe no chão um diagrama como este aí àcima. Quem for
jogar fica no inferno e lança uma pedra, mirando no número 1. Se acertar,
pula num pé só no número 2 e depois no 3. Em seguida, pula colocando
um pé no número 4 e outro no 5 (as asas). Pula de novo com um pé só no
número 6 (o pescoço) e pisa com os dois pés no céu (que também é
chamada de lua).
Para voltar, faz a mesma coisa, abaixando um pouco no número 2 para
pegar a pedra que ficou no número 1, pulando depois para o inferno.
Começa tudo de novo, só que dessa vez, tem de mirar a pedra no número
2 e pular num pé só direto no número 3. E assim vai a brincadeira, até
que o jogador erre e passe a vez para o próximo companheiro. Quem sai
do jogo, quando volta, começa de onde errou.
Você também pode jogar amarelinha sozinho. Quando errar, recomece do
número 1.

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